sexta-feira, 13 de abril de 2012

CONFIANÇA


O responsável máximo pela Comunidade ecuménica de Taizé, em França, considera que a atual crise europeia exige uma solução que não é “apenas económica e técnica”, apelando à “confiança” e à “solidariedade”.
“A resposta deve ser mais profunda e é precisamente a confiança: nenhum ser humano, nenhuma sociedade pode viver sem confiança”, refere o irmão Alois, em entrevista hoje publicada pela Agência ECCLESIA.
Como prior da comunidade ecuménica, o religioso tem possibilidade de contactar com centenas de milhares de jovens que se deslocam à pequena localidade francesa ou participam nas iniciativas promovidas pelos monges, em vários países, na chamada ‘Peregrinação de Confiança através da Terra’.
O responsável diz que é possível constatar os efeitos de um “desemprego muito grande, sobretudo entre os jovens”, sublinhando ser triste que estes “pensem em emigrar para procurar um futuro noutro lugar”.
“Esta grave crise força-nos a uma solidariedade maior, a pensar como podemos partilhar as nossas riquezas materiais”, assinala.
Para o irmão Alois existem duas dimensões centrais o silêncio e a simplicidade, que permitem “dar lugar a Deus”: “Há hoje em dia uma sede espiritual, ou seja, muitos jovens questionam-se sobre o sentido das suas vidas”.
A este respeito, acrescenta, vai ser necessário aprender, no futuro, a “viver com menos riquezas materiais”, também na Europa, e procurar mais a “realização nas relações pessoais, nas relações de solidariedade com os outros”.

Fonte: Eclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário