sexta-feira, 6 de abril de 2012

Bunker Roy-Universidade dos Pobres

Rajastão, na Índia, um professor extraordinário ensina pessoas (mulheres e homens) em comunidades rurais – muitas delas iletradas – como tornarem-se engenheiras de energia solar, artesãs, dentistas e médicas em seus próprios povoados. É a chamada Universidade Barefoot (Pés Descalços) e seu fundador, Bunker Roy, nos explica como ela funciona.

Sanjit “Bunker” Roy is the founder of Barefoot College, which helps rural communities becomes self-sufficient. Full bio »

Um vídeo que vale a pena ver mais vezes para definitivamente reavaliar muitas crenças que fomos obrigados a engolir à revelia, desde nossa tenra infância.

O exemplo do indiano Roy emociona profundamente e representa um hino à criatividade de todos os seres, qualquer que seja o género, a idade, o grau de instrução, o ambiente, as dificuldades de comunicação... os resultados são extraordinários e estão se espalhando pelo mundo, sem alarde, sem divulgação massiva, sempre contando em cada situação com o que de melhor o ser humano manifesta, suas habilidades inatas que prescindem até de extensos estudos formais e treinamentos exaustivos.
Parece tratar-se de um milagre, um apoio poderoso, proporciona as informações e os meios para reverter circunstâncias de restrições materiais extremas em marcos indeléveis, pedras milhares na história da humanidade.

Como é possível que somente agora tenhamos visto, apreciado e tido contato com estes fatos reais, palpáveis e que, por meio de tecnologias de baixo custo de produção, ainda que intensivas de mão de obra, teriam com certeza enorme campo de aplicação nas regiões mais pobres e abandonadas do planeta?!

Sem comentários:

Enviar um comentário