sábado, 23 de julho de 2011

COISAS DA SÁBADO:
O QUE ESTÁ A SER MUITO MAL FEITO, MAS MESMO MUITO MAL FEITO: DAR DE OFERTA MILHÕES DE EUROS AOS ACCIONISTAS DA PT, DA GALP. ETC.

A oferta das golden share sem qualquer contrapartida para o estado é o mesmo que dar de mão beijada muitos milhões de euros a vários fundos de pensões, bancos, seguradoras, accionistas individuais, grupos económicos, etc.. O ministro justificou essa oferta argumentando que nas empresas a privatizar isso melhoraria também o valor da parte do estado, logo não se perdia tudo. Pode-se aceitar em parte este argumento. Mas naquelas que foram privatizadas a preço mais baixo, exactamente porque havia a golden share? E naquelas que já estavam todas privatizadas menos a golden share? O caso da Portugal Telecom é o mais significativo. O estado ofereceu aos accionistas uma valorização real do seu património de muitos milhões de euros, sem qualquer contrapartida. Se não fossem as circunstâncias especiais em que tudo isto se passou, que apontam para uma mistura de pressa e preconceitos ideológicos (estar contra as golden shares é uma coisa, oferece-las sem contrapartidas é outra), seria um caso que alertaria para uma investigação ou de negligência no interesse público ou de corrupção.

1 comentário:

  1. Concordo.Que se retire a intervenção do Estado daquelas empresas está correcto, mas alienando o pouco que ainda a resta a preço justo. Recordo que as anteriores privatizações, efectuadas por PSD e PS resultaram em bom encaixe financeiro para o ESTADO.Quem nâo se recorda das privatizações da Cimpor, EDP, REN, Galp e outras??
    Que tenhamos que aceitar este governo ultra-liberal, os votantes assim o quiseram, mas que ele desbarate e esbanje o pouco que resta não é aceitável...Porque não dão também o Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém ou a Praça do Comércio-Lisboa??? Resta a indignação...

    ResponderEliminar