quinta-feira, 30 de junho de 2011

Jesus caminha sobre o mar


A noite, achava-se a barca no meio do lago com os Dícipulos e jesus em terra.
Jesus vendo os Dicípulos a remar, sendo-lhes o vento contrário, andando por cima do mar, e fez como se fosse passar ao lado deles.
À vista de Jesus, caminhando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma e gritaram;
pois todos o viram e se assustaram. Mas ele logo lhes falou: Tranqüilizai-vos, sou eu; não vos assusteis!
E subiu para a barca, junto deles, e o vento cessou. Todos se achavam tomados de um extremo pavor.Jesus disse deitai as redes ao mar,deitaram as redes vieram cheias de peixe.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dia de Corpo de Deus 2011


Porque se celebra o dia do Corpo de Deus

A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como "Corpo de Deus", é, de acordo com a lei geral da Igreja, um dos dez dias festivos de preceito.

O dia do Corpo de Deus é uma exultação popular à Eucaristia, sendo manifestada no 60° dia após a Páscoa e forçosamente uma quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de quinta-feira Santa, daí o seu carácter de feriado móvel.

Começou a ser celebrado há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade belga de Liège, tendo sido alargada à Igreja universal pelo Papa Urbano IV através da bula "Transiturus", em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.

Chegou a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus.
Lembrei-me de colocar a Prossição no
blog porque estive em Lisboa e assisti á prossição.Gostei muito de ver.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Planeta Terra

No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia (consulte a tabela abaixo para os valores de alguns anos).

Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe (afélio).

Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno do hemisfério norte, ocorre a mesma coisa no Trópico de Câncer.
Verão

Orgulho e Perconseito

Orgulho e preconceito
Se quisermos perceber bem a dimensão do salto geracional que o novo governo representa, há um ângulo a partir do qual o devemos apreciar: este é o primeiro governo de sempre com ministros nascidos depois do 25 de Abril (a Assunção Cristas e o Luis Pedro Mota Soares). É claro que uma nova geração não significa necessariamente uma nova mentalidade, e que para esse efeito é relativamente indiferente que um ministro tenha nascido em 1975, 1974 ou em 1973 (ou em 1970 ou em 1968). Mas é um facto impressivo que, 37 anos depois do 25 de Abril, haja um governo com uma média de idades de 47 anos. Significa isso que, com grande probabilidade, muitos dos seus membros não cresceram politicamente com os preconceitos das guerras ideológicas que fundaram o regime e possuem grelhas de interpretação do mundo completamente distintas das que têm vigorado. Em princípio, é uma boa notícia.

Uma eleição errática

Os críticos têm razão. Passos Coelho devia ter deixado o lugar de presidente da AR para um dos barões do PSD. Mas não. Pela primeira vez o presidente de um grande partido, do partido mais votado, decide dar o lugar a um independente. E o que fazem os partidos? Chumbam o nome. Alguém estranha?




A (não) eleição de Fernando Nobre servirá de lição para o futuro: não se formulam convites políticos quando não se está mandatado para tal, como foi o caso.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Fernando Pessoa 13.6.1888------30.11.1935

Mensagem II - Segunda Parte: Mar Portuguez


Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.

Quem te sagrou criou-te portuguez..
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal! Fonte Net

sábado, 4 de junho de 2011

Criança

criança é um mundo
Precioso
Raro.
Que ninguém a roube,
A negoceie,
A explore
Sob qualquer pretexto.
Que ninguém se aproveite
Do trabalho da criança
Para seu próprio proveito.
São livres e frágeis as suas mãos,
Hoje:
Se as não magoarmos
Elas poderão continuar
Livres
E ser a força do Mundo
Mesmo que frágeis continuem…
A criança deve ser respeitada
Em suma,
Na dignidade do seu nascer,
Do seu crescer,
Do seu viver.
Quem amar verdadeiramente a criança
Não poderá deixar de ser fraterno:
Uma criança não conhece fronteiras,
Nem raças,