sexta-feira, 25 de abril de 2014

DIA DA LIBERDADE 25 DE ABRIL DE 1974

AS FAMÍLIAS CHORAVAM DE ALEGRIA Á SAÍDA DA PRISÃO DE CAXIAS AGORA ERAM LIVRES.


Revolução dos Cravos

Localização Portugal
Data 25 de abril de 1974
Resultado Fim do regime Estado Novo
Início do Processo Revolucionário em Curso
Instauração da Democracia
Revolução de 25 de Abril, conhecida, efetivamente, como Revolução dos cravos1 , refere-se a um período da história de Portugal resultante de um movimento social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo2 , vigente desde 19333 , e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de abril de 1976, com uma forte orientação socialista na sua origem.4 5 6 LER MAIS

quarta-feira, 23 de abril de 2014

ANTES DO 25 DE ABRIL


BARROSO E “O ENSINO DE EXCELÊNCIA” ANTES DO 25 DE ABRIL



A última pessoa que podia ter dito o que disse sobre uma hipotética “excelência” do ensino antes do 25 de Abril era Durão Barroso. Primeiro, porque é falso, depois, porque é um daqueles casos em que as palavras ditas actuam como ferrete para quem as diz. Que havia ensino de excelência antes do 25 de Abril, é verdade, como sempre o houve depois do 25 de Abril. O problema é que, em muitos casos era, e é, caro e só acessível a poucos, e quando não é assim, principalmente no caso do ensino universitário público, foi fruto de uma dura e prolongada resistência contra o próprio “24 de Abril”. Ou seja, o antes do 25 de Abril era um enorme obstáculo para que houvesse “excelência” em coisa alguma, a começar pelo ensino.

Como podia haver ensino de excelência antes do 25 de Abril, quando uma parte significativa da população portuguesa era analfabeta? Quer-se comparar a meia dúzia de liceus de elite de antes do 25 de Abril com a multidão de escolas complicadas dos dias de hoje, sem dizer que a esmagadora maioria dos portugueses com idade escolar estavam de fora do sistema de ensino e iam trabalhar nas obras e nas fábricas? Nos anos sessenta apenas 4% dos alunos universitários eram de origem operária e camponesa, era porque não eram “excelentes”? Como podia haver ensino de excelência sem liberdade académica?  Eu tive um “excelente” professor, profundamente conhecedor de Husserl, mas o ensino da filosofia parava em termos gerais em Hegel e evitava-se cuidadosamente a filosofia contemporânea, acontecendo o mesmo na história que ficava à porta da Revolução Francesa. E onde é que se estudava, nesse ensino de “excelência”, a sociologia, ou as outras ciências sociais e humanas?

Eu compreendo muito bem que haja conservadores, conservadores na velha acepção do termo, gente com apego a tradições, com receio de que a mudança traga perdas importantes no que está adquirido, atitudes que não são desprovidas de algum mérito político e muitas vezes travam um excessivo experimentalismo cujos custos podem ser onerosos. Mas, o que não compreendo de todo são os reaccionários e o tempo parece estar a fazê-los medrar como cogumelos. Barroso juntou-se a esses cogumelos.

FONTE: Blog de Pacheco pereira

sexta-feira, 11 de abril de 2014

SISMO NA NICARAGUA


Fotografia © Reuters

As autoridades da Nicarágua informaram hoje que o sismo registado esta noite no nordeste do país causou um morto e pelo menos 266 feridos, e decretaram o alerta vermelho ou de evacuação nas províncias de Manágua e León, noticia a agência Efe.

O Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, disse em conferência de imprensa que a vítima, uma jovem de 23 anos, oriunda de Manágua, morreu após sofrer um enfarte num centro hospitalar na capital.
A agência EFE refere que o abalo registado às 17:27 de quinta-feira (00:27 em Lisboa) teve uma magnitude de 6,2. Já a agência France Press aponta uma magnitude de 6,1 na escala aberta de