quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

HUMANIDADE

"Humanidade quer dizer liberdade, capacidade de construir um mundo do homem para o homem para além da necessidade das coisas, de superar - dominando-a e utilizando-a - a causalidade física, de fazer sobressair a cultura sobre a natureza, não de dissolvê-la no círculo necessitado e necessitante da natureza".




Eugénio Garin

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

DO AMOR E CUIDADO



"AMOR e CUIDADO formam um casal inseparável. 
Se houver um divórcio entre eles, ou um ou outro morre de solidão. 
O amor e o cuidado constituem uma arte. 
Tudo o que cuidamos também amamos. 
Tudo o que amamos também cuidamos." (Leonardo Boff)

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

NOTÍCIA ANTENA1

«Precisamos de um Estado que pense mais em sobriedade do que em austeridade.» Uma verdade que  Lino Maia defendeu em entrevista hoje, nas notícias da Antena 1, ao princípio da tarde. Certo, absolutamente certo!

sábado, 4 de janeiro de 2014

OS NOVOS EMIGRANTES

em 04.01.14

O que distingue os novos dos velhos emigrantes é o corte afectivo. A renúncia dos jovens, que agora partem, ao país que os viu nascer mas não lhes permitiu fazer planos, atingir objectivos, progredir na vida é uma novidade na nossa história de emigração. Esta nova geração não se vai rever nas canções de emigrantes que gemem de saudades pelo país solar que ficou para trás, nem vai fazer poupanças com o intuito de um dia voltar. Os seus filhos serão filhos de países bem sucedidos e aprenderão a falar as línguas que contam.
A globalização ajudá-los-á a descartar os sentimentos de pertença que sempre atrapalham na hora da despedida, mas será o sentimento de rejeição o principal responsável por todo este desprendimento. Ao contrário dos mais velhos não é com humildade que saem, mas com despeito. Na verdade não partem, dão as costas. Dão as costas ao país que lhas virou.