segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

EDUARDO LOURENÇO RECEBE PRÉMIO PESSOA

Eduardo Lourenço ficou "estupefacto e surpreso" com o Prémio Pessoa, embora o considere "o mais justificado" de todos os que recebeu, por causa da importância que Fernando Pessoa tem para o seu percurso e para a sua obra. "Estava tão longe de pensar que ainda ia receber um prémio deste género...", disse o filósofo à Lusa a partir de Vence, nos Alpes Marítimos franceses, onde reside.

Enxcerto da entrvista que deu ao EXPRESSO em 23.12 2011

Crise – “A Humanidade tem muitas maneiras de se definir. Ninguém pode viver sem esperança. A esperança é uma componente do que é cada ser humano. Sempre tivemos uma visão muito eurocêntrica, mas agora estamos a entrar num pessimismo em relação à Europa. É a famosa crise. Todo o discurso, na componente económica ou financeira, é da ordem do apocalíptico. Estamos à beira do abismo. É verdade que a situação não é boa, mas este continente ainda hoje é o de maior bem-estar em todo o globo. Não há razão para que os europeus desatem a autoflagelar-se.”
Europa – “A Europa comunitária foi construída sob pressupostos negativos: a ideia de servir de tampão entre os EUA e o Bloco de Leste. Uma ideia dos EUA que nos deixou entre parêntesis. No dia em que Muro de Berlim saltou, a Europa ficou sem projecto. (…) A Europa não tem nenhuma espécie de ideologia que a mova para que lhe possa fornecer um sentido do seu próprio projecto.”
Virtual – “Pela primeira vez, vivemos num mundo ao mesmo tempo mais materialista no sentido antigo do termo e mais virtual. A novidade, agora, é que a virtualidade é mais importante que a materialidade. Nesse capítulo, continua a ser um mundo humano. Só os homens são capazes de inventar algo que não existe.”
Juventude – “Neste momento, o problema crucial do mundo é que uma parte da juventude, pela primeira vez, não tem esperança. Não chega a entrar na vida. Pode sair dela sem ter entrado na vida. Isto é novo no Ocidente. Isto é espantoso.”
Aldeia – “Só há aldeias. Porque mesmo as pessoas que vivem nos grandes meios escolhem sempre um canto que lhes serve de aldeia. A aldeia é um conjunto de casas. E no meio das casas há a casa. E nós só precisamos de viver numa casa. O problema é aqueles que sabem isso e que não têm casa.”

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

COISAS QUE NINGUEM SABIA SOBRE KIM JONG COREIA DO NORTE

1. De acordo com a versão do regime, Kim Jong Il nasceu em 1942 numa cabana na encosta do Monte Paektu – montanha sagrada para os norte-coreanos que se localiza na fronteira da Coreia do Norte com a China. No momento do seu nascimento uma andorinha foi vista no céu, sinalizando uma Primavera precoce, um arco-íris duplo foi visto nas imediações e, de noite, uma nova estrela brilhou no céu.
De acordo com os registos soviéticos, o pequeno Jong terá nascido em 1941 na aldeia siberiana de Vyatskoye.
2. O jovem Kim Jong foi oficialmente avistado pela primeira vez no início dos anos 70, em Malta. O herdeiro da Coreia do Norte encontrava-se se na ilha do Mar Mediterrâneo a receber aulas de inglês do primeiro-ministro maltês da altura, Dom Mintoff.
3. Ao suceder ao seu pai, o 'Grande Líder' Kim Il-sung, no ano de 1994, recebeu mais de 200 títulos oficiais, entre os quais se destacam: 'Estrela Guia do Século XXI', 'General Glorioso que desceu do céu' e 'Político Incrível'.
4. Em 1994 jogou-se, pela primeira vez, golfe na Coreia do Norte. Como não poderia deixar de ser, Kim Jong teve a honra de jogar essa partida inicial. Desde esse primeiro dia, o Querido Líder demonstrou uma apetência fora do normal para aquele desporto, consta que era mesmo muito bom no que toca à prática do golfe.
5. Em 2006, em resposta a um teste nuclear por parte da Coreia, os EUA decretaram sanções contra o país. Tendo conhecimento da obsessão de Kim Jong-Il por bens de luxo – como Chanel no 5, Segways, selos raros, jóias, televisões plasma, peles verdadeiras e falsas – os norte-americanos fecharam a torneira das exportações desses produtos para o país.
6. Tinha uma colecção de mais de 20 mil vídeos e DVDs, sendo os seus preferidos incluíam os norte-americanos Rambo e Sexta-feira 13, bem como a obra completa de Elizabeth Taylor.
7. Em 1978 o Querido Líder ordenou o rapto do realizador sul-coreano Shin Sang-ok e da sua mulher Choi Eun-hee, com o objectivo de obrigar o cineasta a realizar uma versão socialista do filme Godzilla, a sua obra cinematográfica preferida.
8. Ermanno Furlanis, um chefe italiano que trabalhou directamente com o ditador, escreveu um livro acerca da sua experiência. Conta que lhe era exigido que cortasse sashimi a partir de peixes vivos e que nunca colocasse anchovas nas pizzas. Das suas memórias fazem ainda parte viagens ao Uzbequistão para comprar caviar, à Dinamarca para comprar porco, à China para comprar uvas e à Tailândia por mangas e papaias.
9. Um médico que trabalhou directamente para Jong, revela ainda que uma equipa de 200 pessoas trabalhava diariamente para elaborar a dieta ideal, aquela que garantiria ao Líder uma vida mais longa.
10. Em 2000 foi introduzido na Coreia do Norte um novo prato chamado 'Gogigyeopbbang', supostamente inventado por Kim Jong-Il. Consistia em duas fatias de pão com carne no meio, aquilo que vulgarmente é descrito como um hambúrguer.

SOL --JORNAL

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Um provérbio por dia

Provérbio ou ditado popular, do latim proverbium,é uma frase de caráter popular, com um texto mínimo de autor anónimo que é várias vezes repetido e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural,como por exemplo"o seguro morreu de velho";"Quem tem amigos não morre na cadeia".
quase todos os provérbios se relacionam com o tempo.As previsões meteriológicas não existiam até há bem pouco tempo.A sabedoria e experiencia dos Marinheiros gerou alguns destes provérbios que aliados a alguma superstição permitia "prever",ou não,o estado do tempo ou mar de modo a poderem navegar com alguma segurança.

ex:"Quando quiseres mentir fala do tempo que há de vir"
"Solque nasce em nuvenssentado,Não vás ao mar fica deitado"

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

CLASSE MÉDIA

Como se pode pensar numa sociedade empresarial dinâmica e competitiva, sem classe média forte, exactamente uma das vítimas principais desta austeridade e que vai sair depauperada destes anos? O modelo da nossa competitividade vai assentar nos salários baixos ou numa qualificação da mão-de-obra? Ora, a degradação do sistema de ensino, já de si ineficaz, resultante inevitável dos cortes na educação, tem como consequência que vamos recuar num dos principais óbices à nossa competitividade, a baixa qualificação da mão-de-obra.
Estamos ou não a gerar uma sociedade em que as disparidades sociais são ainda mais acentuadas, logo com muito maior conflitualidade inscrita? É que "embaratecer" a mão-de-obra, ou como agora se diz "fazer uma desvalorização fiscal", vai aumentar o fosso entre os mais ricos e os mais pobres e acentuar as dualidades flagrantes da sociedade portuguesa.
Estamos a defender o emprego e vamos destruir um dos principais reservatórios desse emprego que é a restauração (e, diga-se de passagem, a economia paralela)? Ou será que por detrás do ataque fiscal à restauração existe uma ideia de que ela representa um atraso no nosso tecido empresarial, que consome recursos que são precisos para reindustrializar, mesmo com empresas de pequena dimensão, e que seria melhor para o pais que o parco dinheiro com que se abre um café ou um restaurante de esquina deveria ir para criar uma empresa de costura ou de sucatas ou de rolhas, como acontecia por todo o lado no concelho de Vila da Feira, ou a fazer cobertores como durante a guerra colonial? É que, se é assim, não se percebe nem a política, nem os seus instrumentos sociais.

VERSÃO DO J.O PUBLICO 3.12.2011

domingo, 11 de dezembro de 2011

ALEGRIA DE VIVER


ALEGRIA DE VIVER
Pegue um sorriso
e doe-o a quem jamais o teve...
Pegue um raio de sol
e faça-o voar lá onde reina a noite...
Pegue uma lágrima
e ponha no rosto de quem jamais chorou...
Pegue a coragem
e ponha-a no ânimo de quem não sabe lutar...
Descubra a vida
e narre-a a quem não sabe entendê-la...
Pegue a esperança
e viva na sua luz...
Pegue a bondade
e doe-a a quem não sabe doar...
Descubra o amor
e faça-o conhecer o mundo...

MAHATMA GANDHI

CONSUMO EXAGERADO DE CARNE


As contas são fáceis de fazer: cada vez mais pessoas comem mais carne. O seu consumo triplicou a nível mundial, desde 1971, na Ásia quadruplicou mesmo, no espaço de trinta anos. Como nos dizem estudos publicados pela Misereor alemã, as rações exigidas para a criação de animais serão, o mais tardar, em 2050, impossíveis de produzir. "A fim de satisfazermos o nosso apetite por carne, precisaríamos de uma segunda Terra", diz Kerstin Lange, da Misereor.
Actualmente, já se utiliza um terço da superfície agrícola para a produção de rações animais, sem contarmos com as pastagens do gado bovino. 18% das emissões de gases nocivos, nomeadamente, o gás metano, vem da criação massiva de animais. Aviários e viveiros gigantescos produzem quantidades enormes de amoníaco, nitratos, metais e antibióticos que infectam os solos e as águas. E não nos esqueçamos de que a produção de carne exige água sem fim, segundo a FAO, para um quilo de carne de vaca são necessários ____15.300 litros.____
"Continuar desta maneira deixou de ser uma opção", diz-nos Sarah Wiener (cozinheira austríaca), que se empenha numa criação animal sustentável. Organizações ambientais e a Misereor exigem uma reforma da política agrária da União Europeia, a partir do corte das subvenções para a manutenção de aviários convencionais e outros métodos do género. Através da exportação de carne europeia a preços baixos põe-se, igualmente, em causa a existência de pequenos proprietários africanos, tão necessários ao desenvolvimento e ao combate da fome nos seus países.
"A alimentação não é uma questão do foro privado, a alimentação é uma questão política", diz Sarah Wiener.
90% dos animais destinados à nossa alimentação não sabem o que é viver ao ar livre, vivem apertados, sem hipóteses de se mexerem condignamente, em estábulos iluminados por luz artificial. São cortadas as caudas aos leitões, sem qualquer tipo de anestesia, pois os porcos tendem a comer as caudas dos seus semelhantes, quando se vêem em grande stress por falta de espaço. Só na Alemanha, são anualmente gazeados cerca de 50 milhões de pintainhos, apenas porque nascem com o sexo errado (os machos são os prejudicados porque não servem para a produção de ovos)

FONTE TIRADO DO BLOGUE DA DRA CRISTINA TORRÃO

sábado, 10 de dezembro de 2011

PREMIOS SAKHAROV 2011

Todos os anos, o Parlamento Europeu atribui o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento a indivíduos ou organizações que se destacaram na defesa dos direitos humanos e da democracia. Este ano, os vencedores são cinco representantes da Primavera árabe "pela sua luta pela liberdade, pela democracia e pelo fim dos regimes autoritários". A cerimónia de entrega do prémio, no valor de €50.000, está agendada para o dia 14 de Dezembro, durante a sessão plenária de Estrasburgo.
O Prémio tem o nome do cientista soviético Andrei Sakharov, exilado na União Soviética pela sua oposição ao programa nuclear e às políticas repressivas da URSS. Fundou a Organização Memorial, que continuou a defender os direitos humanos e a promoção da democracia após a sua morte, em 1989.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

LÁGRIMAS DE MINISTRA ITALIANA

A notícia correu mundo, a Ministra do Trabalho italiana chorou em público, embargou-se-lhe a voz quando ia anunciar sacrifícios aos pensionistas. E a sua angústia foi tão grande que não conseguiu acabar a frase, ficou a tentar conter as lágrimas, aquela bola na garganta a sufocá-la, as lágrimas a saltarem, teimosas, e o braço amigo e respeitoso do Primeiro Ministro a seu lado, compreendendo o esforço impossível.
É uma cena única e profundamente emocionante. Não estamos habituados a manifestações genuínas de comoção perante a gravidade do que se anuncia às pessoas lá em casa, coladas ao écran. Estamos habituados a vozes iradas, a prós e contras, a contas, a milhares de contas, a milhões, biliões e trocos, sim, já não acreditamos que a política possa envolver pessoas de carne e osso, que pensem, amarguradas, no impacto que o que decidiram vai ter na vida das pessoas de carne e osso.
Porque chora a Ministra? Porque é mulher, dirão alguns, ironicamente, porque não está preparada para a política, dirão outros, hesitantes. Porque tem toda a razão em chorar, dirão, felizmente, muitos outros, e é maravilhoso que se encontre alguém que teve a coragem de integrar um Governo que sabia que tinha que fazer isto, é um raro sinal de esperança, porque significa que ela tem plena consciência da gravidade do que tem que decidir. Porque, sabendo e sofrendo com isso, terá certamente a maior cautela, a maior prudência e a maior ponderação nas suas escolhas. Uma pessoa assim talvez não faça cálculos politiqueiros, somas manhosas e golpes de bastidores. Uma pessoa assim, tenhamos esperança, não rejubilará com vitórias pessoais, com ganhos de poder, com notícias de favor. Uma pessoa que chora, sentidamente, quando pensa no que vai fazer sofrer.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

HORA CERTA


Ao homem não cabe conhecer o que está por vir, até que chegue a hora.

DESCONHECO O AUTOR